A APLICAÇÃO DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS NA SAÚDE

A APLICAÇÃO DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS NA SAÚDE

     Como vai a sua saúde? Como você tem olhado para ela?

     Entendemos que saúde é o conjunto de cuidados que temos com o corpo e acreditamos que estamos bem de saúde quando mantemos uma rotina saudável, não sentindo sinais de dor ou desconforto, afinal é através do corpo que sentimos e expressamos a vida.

     O corpo é muito inteligente, mais do que isso, o corpo é o mensageiro da alma. É uma estrutura na qual todos os sistemas são interligados. Quando a saúde de um sistema ou órgão é comprometida, todo o corpo sente.

     Corpo físico e sistema emocional caminham juntos. Não é por acaso que muitas enfermidades são precedidas de esgotamentos, grandes decepções ou traumas acumulados durante a vida. Traumas estes conscientes ou que permanecem escondidos no subconsciente.

     Segundo Stephen Hausner, psicoterapeuta e autor do livro Constelações Familiares e o Caminho da Cura, “na psicoterapia sempre se soube que vivencias traumáticas podem acarretar duradouras perturbações físicas e psíquicas, quando por motivo de sobrecarga atuais, são reprimidas e excluídas. A superação destes sintomas torna-se possível quando são readmitidos e reintegrados os aspectos até então dissociados. ”

     Isto evidencia que não há separação de corpo e mente. Estudos e pesquisas apontam com evidencias as causas emocionais como base para o desenvolvimento de algumas enfermidades. O corpo informa através da enfermidade algo que já estava em desiquilíbrio na memória inconsciente.

     Tradicionalmente, quanto se é acometido por algum sintoma, a busca por sanar a dor ou os efeitos de alguma doença é o primeiro passo. É preciso unir forças em busca da cura. Reunir formas de ajuda que possam trazer esperança, conforto e um caminho para a solução.

     Uma das bases é compreender os aspectos emocionais que levaram a esse resultado. É importante que se faça uma auto-avaliação e um questionamento:

     Porque isso está acontecendo comigo?

     O que meu corpo quer comunicar com essa doença?

“Existem muitas razões para explicar porque apesar de todos os avanços da medicina, muitas pessoas não mostram reações positivas aos tratamentos médicos, e pacientes com sintomas crônicos passam de médico em médico sem obter alívio. Stephen Hausner, em seu trabalho de muitos anos como terapeuta, percebeu uma ligação entre a doença, o comportamento do paciente e as dinâmicas familiares que podem impedir o caminho da saúde”.

     As doenças chegam como um aviso aparente para que possamos olhar para a saúde da nossa alma. É corpo e mente juntos para nos reconciliar com algo que está na oculto na memória inconsciente.

“A doença é o sinal de que existe algo que aguarda para ser colocado em ordem. É sempre o amor que coloca algo em ordem. Principalmente o amor a um excluído que não tem lugar. Esse amor quer sempre mais. Também a doença quer sempre mais. O movimento em direção a mais é um movimento em direção à saúde.” – Bert Hellinger, no livro A Cura

     Segundo as constelações familiares nossa alma é conduzida por três princípios:

- Pertencimento

- Equilíbrio

- Ordem

     Pertencemos a um sistema familiar recheado de histórias, segredos, acontecimentos. Muitos deles foram difíceis e frágeis. Houveram muitas mortes precoces, exclusões de pessoas, destinos trágicos, desafios pesados, lutos e dores calados...tantas coisas com a finalidade de garantir a sobrevivência do sistema familiar e permitir que a vida continuasse.

     Tudo parece esquecido, enterrado. As histórias são contadas por um lado apenas. Normalmente pelo lado de quem venceu ou se sentiu com razão, ou ainda com fatos e pessoas ocultados.  Estas, ficaram apenas como lembranças de fatos contados geração após geração até se perderem no tempo. 

     Quando existem exclusões no sistema familiar quando algo não foi compreendido e solucionado, as relações ficam estremecidas e são acometidas pelo desequilíbrio entre o dar e o receber. O sistema então entra em desordem pois num movimento inconsciente de buscar o equilíbrio, as pessoas se esforçam para compensar a falta, assumindo lugar e funções de outras pessoas da família. Esse é um movimento de amor, um amor que adoece.

     Muitas vezes a desordem do sistema familiar persiste há muitas gerações. A doença pode então apontar para onde a alma ainda olha.

O subconsciente carrega todas as informações. Toda a história do sistema familiar está impressa na memória. Ele sabe exatamente o que aconteceu.

      Não herdamos somente os genes. Herdamos histórias. E, enquanto descendentes, a serviço da evolução, a alma sente necessidade de inclusão e reparação. Através da visão sistêmica, costumamos observar, que a doença está sempre à serviço da saúde, em um movimento concreto a nos mostrar para onde o nosso amor infantil olha. O trabalho das constelações auxilia o cliente a resgatar esse amor interrompido ou a quem foi excluído no seu sistema familiar, para que a saúde de seu sistema, expressa no corpo se restabeleça.

     E como saber se estamos conectados a um acontecimento ou a uma exclusão? Como saber se o sintoma ou enfermidade é uma lealdade ao nosso sistema familiar?

Como reconhecer se o movimento que nosso corpo faz é em direção à mais vida?

Como as constelações podem ajudar?

     As Constelações Sistêmicas criadas por Bert Hellinger, ajudam a compreender o que está atuando por trás da doença.  Ao constelar um tema relacionado à saúde a pessoas terá acesso ao fundo emocional que antecede a doença ou a dor. A constelação pode abrir um espaço e integrar na alma aquilo que era antes desconhecido. Algo é internamente integrado. A constelação sistêmica, aliada a outros recursos das ciências médicas, podem potencializar o processo de busca na direção da saúde. 

     Após uma constelação algo poderá se modificar e aquilo que antes não fluía, poderá encontrar um caminho para o restabelecimento da saúde. Uma constelação nos leva a uma compreensão profunda e amorosa da história que gerou nossa vida e a vida daqueles a quem tanto amamos. Essa compreensão é capaz de gerar uma mudança de postura.

     O corpo, está em movimento permanente. Ele é capaz de ressignificar emoções, é capaz de se restabelecer.

     Uma constelação não traz todas as respostas, mas ela traz novos resultados, uma vez que o cliente se dispõe a constelar um tema em relação à saúde, é porque ele já está disposto a desenvolver caminhos que o levem à melhor qualidade de vida.

     Nossa saúde depende de uma estrutura mental saudável. As constelações sistêmicas, por sua vez, com sua abordagem tão especial, nos impulsiona a olhar essas enfermidades, sejam no corpo ou na mente, de uma forma mais especial, e nos direciona para um caminho com tranquilidade, pois passamos a perceber que a doença não é um mal em si, mas uma oportunidade de reparação, e que quando um indivíduo se cura, ele está ajudando todo seu Sistema Familiar se curar também.

Este conteúdo (textos, imagens e artes gráficas – exceto trechos de livros, citações de outros autores) é material de propriedade do Instituto Tânia Feltrin| Curadoria de conteúdo realizada por Johanna Engicht e Tânia Stolf Feltrin

Deixe um comentário